Atividades Extracurriculares
Atividades extracurriculares podem ser consideradas complementares ao processo de formação do estudante, já que são essenciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e afetivas. Essas atividades não são obrigatórias e escolhidas pelos alunos, conforme os seus interesses e aptidões, proporcionando mais autonomia aos estudantes, deixando de ser simples receptores de conteúdos e tornando-se cada vez mais responsáveis pelo desenvolvimento da própria aprendizagem.
Judô
Jigoro Kano, após estudar sobre as antigas formas de autodefesa, encontrou explicações científicas aos golpes da arte marcial Ju-jutsu, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação, selecionou e classificou as melhores técnicas, adaptando-a em um novo estilo nomeado de Judô. Tornando o ensino da arte marcial como um esporte, com o objetivo de que a prática do Judô levasse ao fortalecimento do físico, da mente e do espírito de forma integrada.
Com seu trabalho, Jigoro Kano conseguiu criar uma modalidade que não se restringe a homens com vigor físico, se estendendo a mulheres, crianças e idosos, de qualquer altura e peso.
Esta aula tem como propósito desenvolver habilidades e capacidades específicas do aluno; preparando os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social; estimulando o interesse pela competição de forma saudável, buscando sempre o seu melhor desempenho, não só no Judô, mas em todas as situações da vida.
Ballet
O ballet é uma das atividades mais recomendadas para crianças e pode ser praticada por ambos os sexos. Combinando atividades físicas com musicalidade, coordenação motora e um pouco de teatralização, esta é considerada uma atividade bastante completa para as crianças. Além disso, o ballet auxilia na concentração, postura e ritmo, que são importantes para muitas outras atividades.
"A técnica é indicada tanto para crianças como para adultos por ser uma atividade física que trabalha todo o corpo, como poucas modalidades esportivas fazem", afirma o ortopedista Marcelo Cavalheiro, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
Esta aula tem como objetivo trabalhar tanto o corpo quanto a mente, ajudando no desenvolvimento infantil como um todo, aumentando a flexibilidade, resistência, agilidade e equilíbrio, além de melhorar seus reflexos e exercitar os músculos do corpo melhorando a respiração e estimulando o condicionamento cardiovascular.